SEGURANÇA NO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DOS EPIs NOS PROCESSOS DE JATEAMENTO E PINTURA A PÓ
Na JATOPÓ, a busca pela excelência em serviços de pintura eletrostática a pó e jatea...
Você deve ter escutado, em algum momento, sobre o “jato de areia”, pois foi com esse nome que o jateamento abrasivo ficou conhecido anos atrás, mas hoje em dia este tipo de abrasivo (areia) caiu em desuso e foi substituído por outros materiais mais eficientes, como, por exemplo, a granalha de ferro, o vidro e o aço inox.
Mas afinal de contas, o que é jateamento? Jateamento é um processo de remoção, limpeza e preparação do material para receber a pintura. Usado principalmente para remoção de ferrugem, remoção de tinta antiga e para criar rugosidade na peça, para que a pintura aplicada se fixe melhor.
O processo consiste em pressurizar o abrasivo (aqui na Jatopó utilizamos a granalha de ferro e a granalha de aço inox) e dispará-lo por uma mangueira na peça, removendo as impurezas. Porém, o item mais importante do jateamento é o tipo de abrasivo que ele utilizará.
Abrasivos metálicos: chamados de Granalha de Aço Inox e Granalha Ferro.
Abrasivos não-metálicos: subdivididos em: Minerais: areia de sílica, granada, dolomite e olivina; Sintéticos: carboneto de silício, níquel e ferro, óxido de alumínio e contas de vidro; Orgânicos: caroços de azeitona, caroços de cereja, cascas de nozes; Outros: gelo seco, plástico granulado ou bicarbonato de sódio.
Aqui na Jatopó utilizamos os abrasivos metálicos em nossas cabines, as famosas GRANALHAS DE FERRO e GRANALHAS DE AÇO INOX.
NOSSA ESTRUTURA PARA JATEAMENTO
A Jatopó possui 3 cabines para jateamento abrasivo, sendo uma cabine dedicada para jateamento em peças de inox e duas para jatear ferro, madeira ou alumínio.
Contamos com uma cabine para jateamento de 15m de comprimento, 4m de largura e 3,20m de altura. Está precisando limpar uma peça enferrujada, restaurar um item decorativo? Entre em contato conosco!