SEGURANÇA NO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DOS EPIs NOS PROCESSOS DE JATEAMENTO E PINTURA A PÓ
Na JATOPÓ, a busca pela excelência em serviços de pintura eletrostática a pó e jatea...
Quando precisamos limpar a ferrugem de uma superfície metálica, encontramos no jateamento abrasivo a solução necessária para essa tarefa.
O jateamento abrasivo é um processo de tratamento de superfície, ou seja, limpa e prepara as superfícies metálicas (aço inox, aço carbono e alumínio) e não metálicas (madeira) para receber a pintura posteriormente.
*foto ilustrativa retirada da internet
O jateamento abrasivo é considerado o método mais eficiente de limpar e preparar superfícies metálicas, sendo capaz de remover totalmente a ferrugem, tinta antiga, carepa de laminação, entre outras impurezas. Outro motivo por torná-lo ideal para tratamento de superfícies metálicas é porque ele também prepara as superfícies, deixando-as rugosas (asperezas ou porosas), fator necessário para a ancoragem ou fixação da tinta nas peças. Mas você sabia que existem normas e padrões de jateamento?
Para garantir a qualidade do jateamento, foi criada uma norma pela Organização Internacional de Padronização (ISO), que classificou os graus de oxidação e graus de jateamento necessários para fazer a limpeza nas superfícies. Conforme a norma ISO 8505 – 1, os graus de limpeza classificam-se da seguinte forma:
*foto ilustrativa retirada da internet
Grau Sa 1 – JATEAMENTO ABRASIVO LIGEIRO: a carepa de laminação solta, a ferrugem e material estranho não aderente devem ser removidos.
Aplicação Jateamento Sa 1: Pode ser aplicado em superfícies galvanizadas ou em inox para aumentar a aderência da tinta sobre a superfície, se esta for a necessidade.
Grau Sa 2 – JATEAMENTO ABRASIVO COMERCIAL: quase toda a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser removidos.
Aplicação Jateamento Sa 2: Pode ser aplicado em materiais com pouco ou nenhuma expectativa de durabilidade de pintura e ou em ambientes cobertos e extremamente secos, sem ataque de intempéries climáticas, longe de áreas marítimas ou de umidade média ou alta.
Grau Sa 2 1/2 – JATEAMENTO ABRASIVO AO METAL QUASE BRANCO: a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser removidos de maneira tão perfeita que seus vestígios apareçam somente como manchas tênues ou estrias.
Aplicação Jateamento Sa 2 1/2 : Aplicado em equipamentos e peças com objetivo de aumentar o tempo de vida útil do material, inclusive em áreas úmidas e litorâneas, assim como em equipamentos industriais, petroquímicos e da indústria naval.
Grau Sa 3 – JATEAMENTO ABRASIVO AO METAL BRANCO: a carepa de laminação, a ferrugem e material estranho devem ser totalmente removidos.
Aplicação Jateamento Sa 3: Pode ser aplicado nos mesmos casos citados no grau Sa 2 1/2 e também em tanques de armazenagem de produtos químicos e alimentícios, assim como é o tratamento de superfície recomendado para aplicar tintas a base de silicatos.
Estas normas e padrões visuais servem como guia para as empresas que oferecem serviços de jateamento abrasivo como é o caso da JATOPÓ, pois com eles podemos identificar e classificar o grau de jateamento necessário para realizar o melhor serviço de acordo com a finalidade da peça em questão.
Na JATOPÓ você encontra o jateamento de inox e também o jateamento de aço, ferro e madeira. Além disso, trabalhamos com pintura eletrostática a pó e pintura especial de torneiras, acabamentos e metais sanitários.
Saiba mais sobre nossos serviços clicando neste link: JATOPÓ SERVIÇOS